segunda-feira, 15 de setembro de 2014

AS ARMAS DAS ÁRVORES

Título Original: Guns Of The Trees
Diretor: Jonas Mekas
Ano: 1961
País de Origem: EUA
Duração: 87min

Sinopse: Quatro jovens tentam entender porque sua amiga, uma jovem mulher, cometeu suicídio. Um filme composto por cenas desconexas entrelaçadas entre o presente e o passado. O título é originário de um poema de Stuart Perkoff que diz que alguns jovens sentiam (por volta de 1960) que tudo estava contra eles, de tal forma que até as árvores nos parques e nas ruas pareciam ser armas apontadas contra suas próprias existências.

Comentário: Um filme visceral, fazia tempo que eu não via um filme assim, tão diferente e que me tocasse da maneira que me tocou. A falta de linearidade e os pequenos toques surrealistas parecem te sufocar aos poucos. O que me incomodou bastante foi o tom pessimista do filme, você quer argumentar com uma geração que vive nos anos 60, gritar pra eles daqui que tudo vai ficar bem, que não tem porque se preocupar tanto com uma explosão nuclear, mas eles não escutariam de qualquer jeito. O filme é quase uma poesia, e logicamente que a participação mais que especial de Allen Ginsberg, lendo seus próprios poemas, ajudou muito pra manter o clima do filme. O tema do suicídio e a pergunta "Porque uma pessoa se suicidaria nos dias de hoje?" tem um impacto pessoal em mim que talvez não tenha em outra pessoa. O filme me fisgou de uma maneira completamente pessoal, mas mesmo assim eu o recomendo para qualquer pessoa que esteja habituada a não assistir só filmes comerciais. Uma incrível experiência!


Nenhum comentário:

Postar um comentário