terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

LONGA JORNADA NOITE ADENTRO

Título Original: Long Day's Journey Into Night
Diretor: Sidney Lumet
Ano: 1962
País de Origem: EUA
Duração: 170min

Sinopse: Nova Inglaterra, 1912, na casa de verão dos Tyrone. O patriarca da família, James Tyrone (Ralph Richardson), é um homem idoso que há muito tempo abandonou as aspirações de ser um grande ator, escolhendo viajar todos os anos apresentando a mesma peça. Sua esposa, Mary (Katharine Hepburn), se tornou viciada em morfina, com pouco ou nenhum contato com a realidade desde o nascimento do filho mais novo. O casal tem dois filhos: o mais velho, Jamie (Jason Robards), é um ator fracassado que foi "forçado" a seguir os passos do pai e assim se tornou um alcoólatra. Jamie tem inveja do talento do irmão mais novo, Edmund (Dean Stockwell), que quer ser escritor mas sua carreira pode ser abreviada por estar com tuberculose.

Comentário: Baseado na vida do autor teatral Eugene O'Neill, é pra assistir e nunca mais reclamar da sua família. O filme é longo como o próprio título já anuncia, opressivo, claustrofóbico, tenso e principalmente denso, ou seja, não é um filme fácil. Admito que foi um dos filmes mais difíceis que já assisti, não no sentido de complicado, mas porque cansa, você quer dar uma pausa e eu insisti em assistir direto pra ter essa experiência sensorial do peso que foi ficando em cima dos meus ombros, terminei e fiquei com um gosto amargo na boca. O elenco inteiro é maravilhoso, teatral e ninguém rouba a cena de ninguém, todo mundo tem seu momento pra deixar a marca no filme, mas não tem como não falar da Katharine Hepburn que está melhor do que nunca aqui, é de encher os olhos sua atuação. Dean Stockwell e Jason Robards também chamam a atenção, novinhos de tudo (Dean com as mesmas sobrancelhas inconfundíveis), sempre achei os dois grandes atores injustiçados e esquecidos. E se não elogiasse Ralph Richardson também seria sacanagem, o mais teatral de todos. Uma grande obra de Lumet, mantém o tom e o pulso firme nas cenas, consegue passar exatamente o que quer passar para o telespectador, mas como podem ver no texto, é o elenco que recebe todo o destaque nesta obra, são eles que ditam as regras ao filme e Lumet é o maestro invisível dando o tom certo o tempo todo. Não foi a toa que todo o elenco ganhou o prêmio de melhor atuação em Cannes naquele ano.


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