sexta-feira, 10 de julho de 2015

JULES E JIM - UMA MULHER PARA DOIS

Título Original: Jules et Jim
Diretor: François Truffaut
Ano: 1962
País de Origem: França
Duração: 105min

Sinopse: Na virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules. Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.

Comentário: Sou suspeito pra falar do Truffaut, já que até meu cachorro leva o nome do cineasta, aqui vemos uma de suas melhores direções. Não acho o melhor da carreira do diretor, mas não deixa de ser quase excelente. A primeira metade do filme é leve e com um ritmo alegre, a segunda metade é... diferente, porque é difícil dizer tudo o que ela trás de bagagem sentimental. A primeira vez que assisti não havia gostado tanto quanto agora que revi para fazer a resenha, parece um filme que é preciso uma bagagem de vida pra se adentrar nele. O desfecho havia me desagradado, hoje o desfecho me agradou. O que me deixa com uma pulga atrás da orelha em relação ao filme é o que pensar de Catherine, é uma das maiores incógnitas do cinema pra mim. Um filme que é preciso assistir, nem que seja pela parte técnica, mas também pela história que de tão complexa é possível tirar várias conjecturas a respeito. Um Truffaut da melhor qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário